ATITUDE
- Edição 91 - Fev/2010
Jean Massumi

2010, aqui vamos nós!

Primeiramente, quero agradecer aos votos de Boas Festas que recebi dos leitores do Pedaço da Vila e que aqui retribuo com sinceridade. Que 2010 seja um ano de muita força e esperança... embora tenha começado com tragédias de tão grandes proporções.

Minhas resoluções de Ano Novo foram modificadas profundamente por tudo o que aconteceu no Haiti. Tenho plena consciência de minha insignificância, mas gostaria de compartilhar com vocês alguns desses sentimentos.

Assisti inicialmente com um alívio no coração por estar longe dali, covarde e confortavelmente instalado num país que pouco risco oferece em matéria de terremoto. Mas, com toda a cobertura da mídia, é impossível que não nos coloquemos no lugar daquelas pessoas (nem que seja por momentos). Refleti muito sobre aquilo que nos esforçamos em conquistar e que acaba em segundos. Toda aquela falsa sensação de segurança proporcionada pelos bens que vamos adquirindo, acabando com a destruição do passado e do presente. De que adianta ter acesso ao Einstein, Sírio-Libanês, Oswaldo Cruz... se não existisse mais nenhum deles para contar história? De que adianta ter um carro na garagem se não existissem mais ruas ou estradas para fugir? De que adianta muitos reais no banco se não tivéssemos como ou onde gastá-los?

Depois de passar um tempão inutilmente refletindo sobre os porquês e as soluções, cheguei a uma mísera conclusão: somente a cooperação possibilita sonhar com um futuro, e nos afasta da selvageria primitiva na luta pela sobrevivência.

Grande abraço, meus amigos, e até a próxima!


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019