ATITUDE
- Edição 90 - Dez/2009
Jean Massumi

Tentando esclarecer (parte II)

Dando continuidade à coluna do mês passado, sobre as dúvidas mais frequentes na massoterapia, e acrescentando pedidos de internautas deste mês, vou tentar responder a todos:

Drenagem linfática emagrece mesmo?

Esse tema sempre é polêmico. Se considerarmos emagrecimento como perda de gordura corporal, a drenagem não vai ter efeito satisfatório. Porém, se considerarmos emagrecimento como perda de medidas, ela vai ter uma atuação razoável (em alguns casos bem satisfatória). Isso porque a drenagem linfática foi criada como uma aliada no combate à retenção de líquidos.

As massagens feitas com aparelhos são melhores que as manuais?

Em minha modesta opinião, nada substitui a mão humana e nossa grande capacidade de transmitir energia. Ainda não criaram uma máquina que passe sentimentos junto com o toque. Por outro lado, as máquinas podem promover relaxamento superficial e estímulos que ajudam no bem-estar.

As massagens na cadeira, feitas em shoppings, funcionam?

Não é difícil imaginar que a atuação da quick massagem é limitada. Pela posição em que ficamos e pelo tempo de duração (geralmente 15 minutos), ela vai atuar principalmente em ombros, pescoço e cintura escapular. Se o problema se encontra nessas regiões, ela é bastante útil.

Qual o melhor curso para quem quer começar nessa profissão?

Se o seu objetivo é trabalhar com massagem, faça um curso reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Existem algumas escolas em São Paulo que oferecem. Geralmente, são cursos mais longos e bastante detalhados.

Porém, se o objetivo é apenas um conhecimento superficial, para ajudar a família, amigos etc., existem vários disponíveis. Escolha a modalidade que mais lhe agrada e peça sempre referências da escola e do profissional que ministra o curso.

Em janeiro, vou inaugurar um curso para leigos aqui no consultório. Serão 3 aulas para 3 alunos por turma. Quem se interessar é só ligar para mim…

E já que estamos no fim do ano, gostaria de desejar um Natal de Paz, realmente cristão, para todos. E um Ano- novo cheio de força, esperança e renovação.

 

Jean Massumi é massoterapeuta

Rua Morgado de Mateus, 596. Tel. 5908.0121 jmhara@uol.com.br

 


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019