ATITUDE
- Edição 88 - Out/2009
Paullo Santos

Uma nova iniciativa para a sustentabilidade na Vila Mariana

Você conhece o Ecobairro? Nós também não conhecíamos! E, quem somos nós? Somos um grupo de pessoas preocupadas com o futuro das próximas gerações neste planeta,que denominamos sustentabilidade. E, por conta disso, em um dos muitos grupos que vêm se formando por todo o mundo para pensar em "novas" formas de viver, o nosso foi escolhido para realizar o curso Design Sustentável, da Educação Gaia, apoiada pelo Ecobairro e que acontece na UMAPAZ – Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, no parque Ibirapuera – desde 2006.

E, o que é mesmo o Ecobairro? Retornando ao princípio de nosso diálogo, podemos dizer em primeiro lugar que, este ano de 2009 foi um marco de vida para cada um de nós. Um marco com um cenário repleto de novas possibilidades com muitas, mas muitas pessoas engajadas, para que possamos transformar nossa cidade em uma nova metrópole sustentável! De ser o primeiro, pois descobrimos que nós mesmos não sabíamos o que é o Ecobairro. E a construção dessa referência foi realmente cativante. Mostrou-se uma possibilidade concreta para mudanças.

E o desafio? O desafio foi porque descobrimos, de forma efetiva, que o primeiro "local" que deve ser revisto para uma possível mudança é o nosso interior. Será que estamos sendo sustentáveis conosco? Estamos respeitando nosso corpo, com uma alimentação saudável? Estamos respeitando nossa mente, com pensamentos construtivos e com a "escuta afiada" para sabermos, de fato, o que o outro está precisando? Praticamos a sustentabilidade com nossa família? E com a nossa casa? Todas essas perguntas parecem meio óbvias, mas quando paramos para prestar atenção e respondê-las, percebemos que as atitudes habituais, às vezes, não são tão sustentáveis quanto pensamos praticar.

E, se não praticamos conosco, como podemos pensar, por menor que seja esse pensamento, em mudar a forma de viver dos outros? Não seríamos coerentes, não é mesmo? Aí descobrimos que os próximos passos podem ser muito mais simples do que pensávamos.

Imaginamos! Como mostrar as várias vertentes da sustentabilidade para o bairro? Percebemos, durante quase três meses de convivência no Ecobairro, na prática, que o movimento da mudança é como uma espiral. E nessa espiral, a mudança começa nos indivíduos. Em nós. Depois alcança a casa, o quarteirão e, finalmente, chegamos ao "Bairro".

Vocês pensam que parou por aí? Foi só o começo. Outras perguntas brotaram! Como fazemos para nos mobilizar e mobilizar os habitantes deste bairro tão privilegiado, em todos os sentidos, para a sustentabilidade? Como o Ecobairro pode contribuir nesta materialização para ampliar a idéia de sustentabilidade. Percebemos que não teríamos a resposta. E sabem por quê? Porque a resposta só virá com a construção conjunta de todos com o Ecobairro. E esta construção, com certeza, será recheada de diversos seres, saberes e fazeres que coloquem o bem estar comum, da comunidade, acima do individual. Só assim teremos condições de viver em um planeta tão belo quanto o nosso. A nossa casa: Terra. A questão é que sozinho vamos mais rápido; mas juntos vamos muito, muito mais longe.

De qualquer forma o Ecobairro esta de portas abertas para juntos melhorarmos nosso planeta. E você morador do bairro faz parte desta construção.

Estagiários Educação Gaia - Turma de 2009 - Ecobairro – O Planeta é a nossa Casa. 

 www.ecobairro.org.br

 


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019