ATITUDE
- Edição 87 - Set/2009
Paullo Santos

COMPROMISSO COM O MEIO AMBIENTE

Em 25 de agosto de 2009, a Subprefeitura empossou os Titulares e Suplentes do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz – CADES - , num clima de harmonia, transparência, cidadania e com a proteção da Bandeira da Paz e Cultura. Este Conselho inicia a seguinte reforma política:

1. Governança Local

As Nações Unidas vêm estimulando que os países membros comecem a fortalecer as políticas locais, pois o pensar global vem se consolidando desde a sua fundação, mas as ações locais têm fragilizado as aspirações globais. O Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz é o foco principal das Nações Unidas, agora está em nossas mãos o agir local.

2. Eleitores livres

Os eleitores que elegeram de forma livre os Conselheiros não foram obrigados a votar e 779 pessoas se dirigiram às urnas, num domingo, e escolheram seus representantes num gesto de cidadania e compromisso em fazer parte dessa mudança.

3. Eleição transparente

De forma transparente, a Comissão Eleitoral, formada por representantes da Prefeitura e Moradores, estabeleceram regras claras e cada movimento feito de forma transparente para garantir a eleição.

4. Eleitos pelo Voto distrital

Moradores e/ou trabalhadores dos três distritos que compõem a subprefeitura da Vila Mariana (Saúde, Moema e Vila Mariana) puderam escolher seus representantes. Sendo que, dois escolhidos como os mais votados, e dois de cada distrito, com seus respectivos suplentes, serão os representantes da sociedade civil no CADES de forma voluntária.

5. Suprapartidário

Os participantes das eleições não são obrigados a se filiarem-se a algum partido político, apenas devem morar e/ou trabalhar na região da subprefeitura, estimulados pela cidadania e trazendo uma visão suprapartidária.

6. Paritário

O Conselho terá oito membros do Governo Municipal e oito da Sociedade Civil. Quatro Secretarias já estão garantidas no Conselho por Lei e quatro deverão ser escolhidas pelo próprio Conselho.

7. Regimento Interno participativo

O Conselho criará seu regimento interno levando em conta as peculiaridades locais e seu ritmo de reunião.

Esses são alguns tópicos que mostram a importância de todos se envolverem nesse momento histórico de reforma política bem perto de você. Agora conheça os empossados:

Titulares: Jaílson Gomes (Vila Mariana) foi o candidato que recebeu o maior número de votos, 147 dos 779 votos válidos ( os outros dois foram nulos ) e está eleito como titular, bem como Alessandro Azzoni (Vila Mariana), 2º colocado com 128 votos.

José Geraldo Laurino Odaondo (Saúde) com 79 votos, Maria Christina J. A. de Carneiro (Saúde) , com 65, João Antônio Ramalho (Vila Mariana), com 53 , Elda Regina Tavolaro (Moema), com 40 , Leon Jorge Sayeg (Moema), com 27 e Jorge Calil (Vila Mariana) com 20 votos, também estão eleitos como conselheiros titulares.

 

 

Paullo Santos - Coordenador do Programa Permanente Ecobairro - www.ecobairro.org.br


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019