ATITUDE
- Edição 87 - Set/2009
Jean Massumi

Dores Articulares

Recebi de alguns leitores perguntas sobre dores articulares (artrite, reumatismo etc.) e gostaria de esclarecê-las aqui. Inicialmente quero dizer que me concentrarei nas dores crônicas, problemas que incomodam há tempos as pessoas. Essa é uma das matérias mais polêmicas da massoterapia, pois além de ser um tema difícil, demora um pouco para dar resultado. A perseverança do paciente é fundamental, e os benefícios vêm de forma lenta geralmente. Vale frisar que o tratamento médico é fundamental para esse tipo de problema.

Quando falamos em massagem, imediatamente penso numa terapia natural e instintiva. Ninguém precisa ser expert para colocar a mão na perna (depois de uma batida) e esfregá-la até obter alívio. Com outras dores comuns, vemos a mesma coisa. Sempre colocamos a mão sobre a área afetada e mexemos um pouco. Mas, no que diz respeito a dores articulares crônicas, isso é um pouco diferente. Minha forma de trabalho é sempre colocar a mão sobre a articulação dolorida sem mexer, apenas para proteger, e massagear os músculos ao redor da área. Por exemplo: uma dor no joelho.Com uma mão eu protejo a área apoiando-a gentil e firmemente e com a outra massageio os músculos da coxa e da perna (principalmente na parte de trás). Algumas pessoas instintivamente massageiam o joelho (ou se alongam) e obtém um certo alívio momentâneo, mas depois a dor parece que volta pior... É por isso que não mexo no joelho diretamente.

A mão que protege a articulação é de extrema importância, pois passa uma energia reconfortante. E sempre que possível, peço para que deixem um travesseiro embaixo da articulação, pois ajuda a relaxar mais. Muito obrigado pelos emails e até a próxima!

Jean Massumi é massoterapeuta

Rua Morgado de Mateus, 596. Tel. 5908.0121 jmhara@uol.com.br


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019