ATITUDE
- Edição 86 - Ago/2009
Paullo Santos

16 de Agosto 2009 - O início da governança local

No próximo dia 16/08/09, domingo, das 9h às 15h, na Subprefeitura da Vila Mariana – Rua José de Magalhães, 500, você vai poder escolher o Conselheiro(a) de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz. Os três distritos que compõem a Subprefeitura terão dois representantes de cada um. Esse Conselho é histórico em termos de política pública, pois contempla necessidades ambientais, econômicas, sociais e cultura de paz, unindo representantes da sociedade civil e do governo municipal.

Vinte e sete candidatos, entre homens e mulheres, apresentaram sua candidatura de forma descontraída no dia 20/07 na Cinemateca Brasileira. Ficou claro que estamos iniciando uma nova fase de democracia participativa no bairro com a criação desse Conselho. Durante a apresentação dos candidatos foi feita uma reflexão sobre a importância de que todos estejam unidos entorno do Conselho, pois aqueles que não forem eleitos devem continuar ajudando a governar a Vila Mariana.

Existem Conselhos de Cultura de Paz em algumas cidades e no Estado de São Paulo dentro do parlamento, este que se inicia na Vila Mariana e em outras subprefeituras da cidade atuarão no executivo.

Mecanismos como este Conselho garantem a democracia participativa, um dos principais atributos políticos para a cultura de paz. As Nações Unidas, orgão que cria políticas globais vem sinalizando a importância de consolidarmos nas cidades as aspirações mundiais.

Uma cidade como São Paulo, que se compara ao tamanho de países, tem sua gestão descentralizada nas subprefeituras, que formam cidades menores. Acreditamos que um dia, principalmente em grandes cidades como a nossa, a governança será de bairro, conectadas a subprefeituras.

Como as mudanças são processuais este Conselho confere um grande passo e aproxima-se desse sonho. Para governar é necessário conhecer a comunidade, ter um tamanho sustentável, quantidades de habitantes verso área geográfica etc. Cuidados que são tomados pelas Ecovilas - assentamentos sustentáveis que tem como foco o equilíbrio de todos seres no espaço que ocupam.

Participe dessa eleição, procure conhecer os candidato(a)s, faça uma escolha consciente e saiba que só com a participação de todos podemos melhor conduzir as necessidades da comunidade. Saudações de Paz!

Paullo Santos

Coordenador do Programa Permanente Ecobairro - www.ecobairro.org.br


Comentários
Inclua um comentário











 
Todos os direitos reservados - Pedaço da Vila - 2019